quinta-feira, 15 de setembro de 2022

A COMIDA, ESSE MARCADOR DE CLASSE

Quase tudo o que a terra produz será amado por alguns, detestado por outros e comido por muitos. Mas a comida sempre foi um marcador de classe social, e muitos tipos de comida já sofreram discriminação. Se for comestível e abundante, será acessível para as pessoas pobres, e os ricos a desprezarão exatamente por esse motivo. Isso já aconteceu inúmeras vezes. Mas, eventualmente, a reputação de um alimento poderá mudar, ou porque se tornou caro o suficiente para ser valorizado, ou então porque pessoas influentes o experimentaram, fazendo com que um ponto de inflexão fosse alcançado.
Às vezes, um prato é considerado de "classe baixa" apenas até que alguém encontre uma maneira de ficar rico com ele, como importá-lo para lugares onde ninguém sabe que é um alimento para os pobres. 
Como exemplo, os cogumelos. 
Por muito tempo, o mundo ocidental evitou-os por sua tendência de causar alucinações e/ou matá-lo.Ainda que os franceses insistissem que eles eram o auge da culinária no século XVIII. Mesmo assim, os cogumelos portobello (imagem) – que na verdade são apenas creminis velhos e enrugados – eram basicamente considerados como não comida até que alguns produtores empreendedores lhes deram uma nova marca e um nome italiano chique nos anos 90.
Leia no CRACKED 
lagosta ☑ asas de frango ☑ batatas ☑ foie gras ☑ sushi ☑ salmão ☑ aveia ☑ cogumelos ☑ polenta ☑ alho ☑ atum ☑ ostras ☑ quinoa ☑ hambúrgueres ☑

Nenhum comentário:

Postar um comentário